Drol logo
Flying Alligator
Primitive man
O Jogo

Veja a história, como consta no manual do jogo:

"Entre no divertido, desafiador e cheio de suspense mundo dos sonhos de Drol - onde uma menininha ruiva e seu irmão aguardam seu resgate. Eles foram atraidos pela maldição de um feiticeiro para uma ruína de vários andares de uma civilização perdida. Hipnotizados, eles vagam sem sentido pelos corredores subterrâneos, completamente alienados dos perigos ao seu redor.

É seu dever - como herói equipado com uma mochila-foguete e um radar de longo alcance - para desviar de escorpiões, monstros e cobras, perus voadores, espadas, facas, flechas, imãs, feiticeiros e aspiradores de pó(!) ao tentar reunir as crianças com sua mãe."

Com uma história como essa, como alguém pode não gostar de Drol? ;)


A Conversão

No início, até parecia algo fácil! Como toda conversão de SG-1000, você muda as portas de vídeo, troca as rotinas de áudio e de teclado pelas suas, and voilá, o jogo está funcionando...

Bem, desta vez, algo diferente aconteceu!


Drol a primeira vista, parece um jogo bem simples. Mas não se engane, ele usa praticamente tudo do VDP, e mais alguma coisa!
Após converter os valores da porta de vídeo, eu normalmente gosto de ver o jogo rodando, mesmo sem som e teclado implementados. Quando mudei as portas de BEh/BFh para 98h/99h - eu não pude acreditar! O jogo estava rodando muito mais lento no MSX que no SG-1000!

Em geral, o MSX é um pouco mais lento que o SG-1000 ou o Coleco, principalmente porque ele tem uns 'wait states' que os outros não possuem. Isso normalmente não se nota numa conversão, pois a maioria dos jogos não 'puxa' a máquina tanto assim.

Mas vamos dar uma olhada melhor no Drol:



Veja o grande bloco cheio de pontos entre o "Score" e o "HiScore"? Aquilo é o radar do jogo, que mostra uma marca para cada inimigo na fase. E veja: o jogo coloca MUITOS inimigos na tela!

Se isso não fosse o suficiente, o jogo faz ainda mais: a direita do contador de vidas, você pode ver um pequeno monitor, que mostra estática o tempo todo (?) - e que é constantemente atualizado, a cada interrupção.

Tudo isso exige várias escritas na VRAM - o que desacelera bastante o jogo. Então não só foi preciso converter o jogo, como também alterá-lo!

Então qual a melhor solução? Eu implementei um pequeno frame skip, tanto no monitor com estática como no radar - o que fez o jogo rodar bem perto da velocidade real em um MSX1 simples. Se você tiver um MSX com turbo, o frameskip é desabilitado e o jogo roda perfeitamente, assim como o original.



No final, o jogo foi convertido, funcionando com ou sem turbo, com "cool colors" em MSX2 ou superior e suporte tanto a joystick quanto a teclado!


Download & requerimentos

Este jogo precisa de pelo menos um MSX1 com disk drive e 64kb de RAM.


Baixe o jogo

Voltar para a MSX Files



Se você gostou deste jogo, por favor considere fazer uma doação usando o botão abaixo:

Se o botão acima não funciona para você, tente este atalho: doar!

Todas as doações serão usadas para manter este site no ar, então você estará ajudando não somente a nós, mas também outros a obterem este jogo!
Por favor, não utilise um link direto para os arquivos hospedados nesta página, use apenas o seguinte link: http://www.icongames.com.br/msxfiles/drol/indexp.htm
Vender este jogo, em parte ou completo, sem prévia autorização por escrito é expressamente proibido.